DJ loudspeakers can be daunting – there are a ton of models to choose from in different configurations. There are “active” and “passive” speakers, small ones and big ones, and even speakers that come with built-in mixers onboard. Even if you’ve already settled on a pair, properly setting them up can seem like an elusive, dark art – it’s not uncommon to see DJs with the “wrong” type of sound system for the gig at hand.
Os alto-falantes de DJ podem ser assustadores - há uma série de modelos para escolher em diferentes configurações. Existem alto-falantes "ativos" e "passivos", pequenos e grandes, e até mesmo alto-falantes que possuem misturadores embutidos a bordo. Mesmo se você já se instalou em um par, configurá-los corretamente pode parecer uma arte obscura e obscura - não é incomum ver DJs com o sistema de som "errado" para o show à mão.
What are active and passive speakers?
Loudspeakers come in active and passive forms. Active speakers already have an amplifier built in (they are also known as “powered” speakers) and this has the benefit of making the speaker more portable with fewer things to lug around and set up. Examples of active speakers include the Alto TX10 and the Cerwin Vega P1000X.
Passive speakers need a separate amplifier, and are cheaper than their active counterparts as a result. You will, however, need to get yourself an amplifier, which brings the cost up significantly. That also means that gear set-ups and breakdowns will generally take longer simply because you’ve got more gear to deal with.
Here are five tips to help you maximise the speakers in your set-up, whether you’re shopping around for your own set, looking to rent, or have an existing set-up already.
Quais são os falantes ativos e passivos?
Os alto-falantes vêm em formas ativas e passivas. Os alto-falantes ativos já possuem um amplificador incorporado (eles também são conhecidos como falantes "alimentados") e isso tem o benefício de tornar o alto-falante mais portátil com menos coisas para arrumar e configurar. Exemplos de falantes ativos incluem o Alto TX10 e o Cerwin Vega P1000X.
Os alto-falantes passivos precisam de um amplificador separado e são mais baratos do que suas contrapartes ativas como resultado. No entanto, você precisará obter um amplificador, o que aumenta significativamente o custo. Isso também significa que as configurações de engrenagens e avarias geralmente levam mais tempo simplesmente porque você tem mais engrenagens para lidar.
Aqui estão cinco dicas para ajudá-lo a maximizar os alto-falantes em sua configuração, quer esteja fazendo compras para o seu próprio set, procurando alugar ou já tiver uma configuração existente.
1. Consider the size of the loudspeakers
Loudspeakers come in different shapes in sizes because they’re meant for different uses.
Sometimes size does matter and this is one of those cases. Loudspeakers for DJing usually come in sizes ranging from 8″ to 16″; you aren’t going to find a small speaker that’s going to be suitably loud enough for professional mobile DJing. When choosing the size of your loudspeakers, you will need to think about the dimensions of the spaces that you usually gig in and also the average number of people expected to be there. Bigger venues need will need bigger or more loudspeakers.
A typical small DJ loudspeaker set-up will consist of two speakers on stands – our Assistant Editor Joey takes along a pair of the aforementioned Cerwin Vega P1000x for small parties with around 60 people maximum. The P1000x has a 10″ woofer which is quite small, but he augments them with a companion subwoofer.
A subwoofer is a specialised speaker that only reproduces the bass or “low-end” in your audio. Subwoofers also come in active and passive versions. They are especially necessary when playing genres like hip-hop and dance music, where the punchy or rumbling basslines are integral components to the tracks. A subwoofer with a bigger cone and a bigger cabinet with intelligently placed ports will always sound deeper and louder.
1. Considere o tamanho dos alto-falantes
Os alto-falantes vêm em formas diferentes em tamanhos porque são destinados a diferentes usos.
Às vezes, o tamanho importa e esse é um desses casos.
Alto-falantes para DJing geralmente vêm em tamanhos que variam de 8 "a 16"; você não vai encontrar um falante pequeno que seja adequadamente alto o suficiente para o DJ móvel profissional. Ao escolher o tamanho dos seus alto-falantes, você precisará pensar sobre as dimensões dos espaços que você geralmente acompanha e também o número médio de pessoas que esperam estar lá. Maiores necessidades de locais precisam de maiores ou mais alto-falantes.
Uma configuração típica de alto-falante de DJ pequeno consistirá em dois alto-falantes em stands - nosso Editor Assistente Joey leva um par de Cerwin Vega P1000x para pequenas festas com cerca de 60 pessoas no máximo. O P1000x tem um woofer de 10 "que é bastante pequeno, mas ele aumenta com um subwoofer complementar.
O subwoofer é um alto-falante especializado que reproduz apenas o baixo ou o "low-end" no seu áudio. Os subwoofers também vêm em versões ativas e passivas. Eles são especialmente necessários ao jogar gêneros como hip-hop e música de dança, onde as linhas de baixo punchy ou ruidosas são componentes integrantes das faixas. Um subwoofer com um cone maior e um armário maior com portas inteligentemente colocadas sempre soará mais alto e mais alto.
2. Consider their weight, too
Quality loudspeakers and subwoofers are often heavy. Lugging them around requires equipment like the dolly pictured.
Generally, the heavier the loudspeaker, the sturdier it will be. A correlation can often be found between price and weight; although there are some exceptions thanks to newer materials and production techniques. Generally, cheaper loudspeaker enclosures are made from fibreboard or even plastic, which” flexes” more than the plywood or MDF used in pricier loudspeakers. Thicker materials are better than thinner and of course, in this case, thicker means heavier. Better-sounding loudspeakers are as such because the heavier materials used in their construction prevent the speaker itself from vibrating inside the box.
Also, active or powered loudspeakers and subwoofers are heavier than their passive counterparts because they also have their amplifiers built into their bodies.
Just be careful when lugging your larger speakers around and always perform correct lifting and placing techniques. Since we spend so much time on our feet, us DJs need our backs to be in tip-top shape and it only takes a split second to slip a disc.
2. Considere também o seu peso
Altifalantes de qualidade e subwoofers são frequentemente pesados. Arrastá-los exige equipamentos como o Dolly retratado.
Geralmente, quanto mais alto o alto-falante, mais forte será. Uma correlação pode ser encontrada entre preço e peso; embora existam algumas exceções graças a materiais e técnicas de produção mais recentes. Geralmente, os gabinetes de altifalantes mais baratos são feitos de cartão de fibra ou mesmo de plástico, que "flexiona" mais do que a madeira compensada ou o MDF usado em altifalantes mais práticos. Materiais mais grossos são melhores do que mais finos e, claro, neste caso, mais grosso significa mais pesado. Os altifalantes de melhor sonoridade são como tal porque os materiais mais pesados utilizados na sua construção impedem que o próprio falante vibre dentro da caixa.
Além disso, altifalantes ou subwoofers activos ou alimentados são mais pesados do que as suas contrapartes passivas porque também têm seus amplificadores incorporados em seus corpos.
Apenas tenha cuidado ao arrasar seus alto-falantes maiores ao redor e sempre executar técnicas corretas de levantamento e colocação. Uma vez que passamos tanto tempo em nossos pés, nós, DJs, precisamos de nossas costas para estar em uma forma de ponta em ponta e só demora uma fração de segundo para escorregar um disco.
3. Configure for the size of the room and type of music you’re playing
For added low-end reinforcement in bigger venues, you may want to add a subwoofer or even two to your speaker set-up. This gives more “thump” and power to your sound, especially if you’re playing dance music.
You also need to get the configuration of speakers right for the space you are playing in. Setting up for an outdoor wedding dance requires a different approach to a gig done in a loft space, for example. The general rule of thumb is to have a 2:1 ratio between tops and subs for medium-sized venues, though having a subwoofer depends on the style of music you are playing.
More bass heavy-styles such as dance, EDM, house / techno, and hip-hop would benefit from the low-end generated by a subwoofer, and in some cases, you may even want to have two subwoofers alongside the two loudspeakers. Basically, if you want your audience to “feel” the bass as well as hear it, you’ll need subs.
If you’re just playing softer / acoustic-style genres such as classical and jazz in a smaller venue, you probably won’t need the bass reinforcement.
3. Configure o tamanho da sala e o tipo de música que você está jogando
Para o reforço de baixo custo adicionado em locais maiores, você pode querer adicionar um subwoofer ou mesmo dois para a configuração do seu alto-falante. Isso dá mais "batida" e poder ao seu som, especialmente se você estiver tocando música de dança.
Você também precisa obter a configuração dos alto-falantes para o espaço que você está jogando. Configurando uma dança de casamento ao ar livre requer uma abordagem diferente para um show feito em um espaço loft, por exemplo. A regra geral é ter uma relação 2: 1 entre tops e subs para locais de médio porte, embora o subwoofer dependa do estilo de música que você está jogando.
Estilos mais pesados de baixo, como dança, EDM, house / techno e hip-hop, se beneficiariam do low-end gerado por um subwoofer e, em alguns casos, você pode querer ter dois subwoofers ao lado dos dois alto-falantes. Basicamente, se você quiser que seu público "sinta" o baixo, bem como ouça, você precisará de subs.
Se você está apenas brincando com gêneros de estilo acústico, como o clássico e o jazz em um local menor, você provavelmente não precisará do reforço de graves.
4. Get your speaker positioning right
The usual optimum for speaker placement is at your audience’s head level on either side of the DJ booth. Pic: briansredd
The positioning of your PA is as important as anything else. The usual optimum is for them to be at your audience’s head level on either side of the DJ booth, pointing into the crowd slightly. Always leave at least 30cm up to one metre of “breathing room” between the speakers and any walls or the ceiling.
If you do not mount the speakers above the audience, you will blow all the moving air into the first row of people. This is terrible for their hearing and the sound will not carry to the centre of the dancefloor. If you don’t leave any breathing room, the speakers will not be able to move the air efficiently enough, and you risk undesirable “colouration” that may make the sound muddy or dull.
If you’ve got subwoofers in your set-up, they’re easier to place – you simply leave them on the floor below the or somewhere near the main speakers. Subwoofers can be placed on the floor because they only transmit low-range frequencies (below 100Hz). This means that these long waves will “bend” and reflect around the people better and still distribute themselves throughout the venue. Generally, the main speakers sit on top of the subwoofers using a simple connector pole (or extension pole) to get them high enough in the air.
4. Obtenha o posicionamento do alto-falante corretamente
O ótimo ideal para o posicionamento dos alto-falantes é o nível da cabeça do seu público em ambos os lados da cabine do DJ. Pic: briansredd
O posicionamento da sua PA é tão importante quanto qualquer outra coisa. O ótimo ideal é que eles estejam no nível da cabeça da audiência em ambos os lados da cabine do DJ, apontando ligeiramente para a multidão. Sempre deixe pelo menos 30 cm até um metro de "sala de respiração" entre os alto-falantes e as paredes ou o teto.
Se você não montar os alto-falantes acima do público, você explodirá todo o ar em movimento para a primeira fila de pessoas. Isso é terrível por sua audição e o som não vai levar para o centro da pista de dança. Se você não deixar espaço para respirar, os alto-falantes não poderão mover o ar de forma eficiente, e você arrisca a "coragem" indesejável que pode fazer o som barulhento ou aborrecido.
Se você tem subwoofers em sua configuração, eles são mais fáceis de colocar - basta deixá-los no chão abaixo do ou em algum lugar perto dos alto-falantes principais. Os subwoofers podem ser colocados no chão porque apenas transmitem frequências de baixo alcance (abaixo de 100Hz). Isso significa que essas ondas longas se "curvarão" e refletirão em torno das pessoas melhor e ainda se distribuirão ao longo do local. Geralmente, os alto-falantes principais sentam-se em cima dos subwoofers usando um pólo de conector simples (ou poste de extensão) para levá-los suficientemente altos no ar.
5. Check if you need an external mixer
If your loudspeakers lack built-in mixer or EQ controls, then adding a small mixer to your rig allows you to effectively “EQ for the room”.
If your loudspeakers have EQ knobs onboard, then you can plug your DJ controller or DJ mixer straight into them. If they only have a volume control though, you’ll want to get yourself a small mixer. Every room you play in will sound different – having a separate mixer will give you the ability to make EQ tweaks to the overall sound coming out of your loudspeakers. This is the finishing touch that will help you get the most out of your system.
Once you have set up the room EQ via your little mixer, you can now DJ with all your knobs at 12 o’clock as usual. If necessary, stick a little sign on your mixer / controller to warn other DJs not to meddle with the EQ.
5. Verifique se você precisa de um mixer externo
Se os seus alto-falantes não possuírem controles de mixer ou EQ embutidos, então, adicionar um pequeno mixer à sua plataforma permite que você efetivamente "EQ para a sala".
Se os seus alto-falantes tiverem botões EQ a bordo, você pode conectar seu controlador de DJ ou mixer de DJ direto para eles. Se eles apenas tiverem um controle de volume, você vai querer obter um pequeno mixer. Cada sala em que você tocará será diferente - ter um mixer separado lhe dará a capacidade de fazer ajustes de EQ no som geral que saia dos alto-falantes. Este é o toque final que o ajudará a tirar o máximo proveito do seu sistema.
Depois de configurar o EQ do quarto através do seu pequeno mixer, agora você pode DJ com todos os seus botões às 12 horas como de costume. Se necessário, coloque um pequeno sinal no seu mixer / controlador para avisar outros DJs para que não se envolvam com o EQ.
Finally…
Being able to provide a professional sound at a variety of different events is an important part of building your name as a mobile DJ, and we’ve just given five loudspeaker secrets that rookie DJs don’t realise until it’s too late. Whether you’re setting up for a crowd of 50 or 500, follow the five steps above to get the best sound possible from your loudspeaker set-up.
Did we miss anything out? Which loudspeakers are you currently using in your rig? Do you have any stories to share where you were using the wrong PA for the gig?
Finalmente…
Ser capaz de fornecer um som profissional em uma variedade de eventos diferentes é uma parte importante da construção de seu nome como um DJ móvel, e acabamos de dar cinco segredos de alto-falante que DJs novatos não percebem até que seja tarde demais. Se você está configurando para uma multidão de 50 ou 500, siga os cinco passos acima para obter o melhor som possível da configuração do alto-falante.
Perdemos alguma coisa? Quais os alto-falantes que você está usando no seu equipamento? Você tem alguma história para compartilhar onde você estava usando a PA errada para o show?